A terceira pesquisa divulgada nesta semana confirmou a liderança do Capitão Contar (PRTB) na disputa pelo governo em Mato Grosso do Sul. De acordo com o levantamento do Instituto Veritá, divulgado nesta quarta-feira (19), Capitão Contar tem 57,3% dos votos válidos e Eduardo Riedel, 42,7%. Isso significa que a 11 dias das eleições, Contar está com 15 pontos à frente do adversário, Eduardo Riedel (PSDB), ex-secretário de Reinaldo Azambuja.
"As pesquisas só confirmam o que estamos vendo nas ruas. O povo cansou desse governo e está do nosso lado. Estamos no rumo certo. A hora é de mudança, de renovação desse governo que está aí há oito anos. Chega", afirmou Contar. Para analistas políticos, a diferença de 15 pontos é muito grande e praticamente inviabiliza uma virada de jogo num prazo tão curto.
O favoritismo do Capitão está levando os adversários ao desespero. Nos últimos dias cresceu o volume de notícias falsas, matérias deturpadas e ataques sujos contra o capitão em redes sociais e na imprensa local. Para se contrapor à onda de ilegalidades, o núcleo jurídico já ingressou na Justiça Eleitoral com 92 ações contra fake news.
A pesquisa estimulada também mostra que Contar está com 15 pontos à frente de Riedel. Pelo levantamento, Contar tem 50,6% dos votos, contra 35,9% do adversário. Os votos em branco ou nulo somaram 2,1%. Foram ouvidos 1.221 entrevistados entre os dias 13 e 16 de outubro.
A margem de erro do levantamento é de três pontos para mais ou menos, e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TRE-MS com o número 07487/2022. Para calcular os votos válidos, são excluídos os votos brancos, nulos e indecisos. O procedimento é utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado da eleição.
Na segunda-feira, o levantamento da Real Time Big Data apontou o Capitão com 50% das intenções de votos, enquanto o adversário apareceu com 38%. Pesquisa do Serpes contratada pela TV Morena, apontou Conta com 55,3% dos votos válidos e Eduardo Riedel com 44,7%.