Sim, nosso teste foi bruto, muitas estradas de terra e asfalto também, afinal, estávamos a bordo de um veículo com tração nas 4 rodas. Surpreendentemente, a Frontier tem comportamento muito similar com os de carros de passeio, porém, com acabamento mais simples e rústico. A picape se mostrou valente nas retomadas, mesmo com o motor de baixa cilindrada, 2.3 bi-turbo de 190cv e câmbio automático de 7 velocidades, ela é ágil.
Porém, vale lembrar que estamos numa picape, por isso a resposta não é imediata e a força vem surgindo conforme os turbos vão aumentando a pressão. O câmbio, por sua vez, é bem escalonado, quase não sentimos as trocas das marchas e, assim, ela aumenta a velocidade constante.
Totalmente renovado, o modelo está em sua 12ª geração, com nova suspensão, chassi reforçado duplo C, todos os seus componentes protegidos de uma extremidade à outra e boa distância do solo. Enfim, o modelo Attack fez bonito no teste da semana.
A EXPERIÊNCIA
Testar carros é no mínimo interessante. Cada semana com um modelo, muita variedade, e, claro, também é muito divertido. A Nissan “enche o peito” quando o assunto é picape, até porque a Frontier foi o primeiro modelo da marca produzido no Brasil em 2002, e hoje é a única picape da marca sendo comercializada no país. A Frontier vem da Argentina.
Foram mais de 400 quilômetros num final de semana, muita poeira, e descobertas. A primeira é que a versão Attack é intermediária, por isso afirmamos que ela é bruta e sem frescura, sem muitos mimos, apenas com o básico, tanto em itens de segurança, quanto em conforto. Não falta nada e tudo é muito simples de manusear: simples e robusto. Tem dois itens que auxiliam bastante, o HDC e o HSA, que são o controle de descida automático e auxiliar de partida em rampa, comodidade que agrada o motorista.
Em estilo, a Frontier Attack é imponente, com adesivos exclusivos, máscara negra nos faróis, além de Santo Antônio, estribos laterais e rack de teto. Para ajudar na baliza, câmera de ré integrada no multimídia de 8” com Android Auto e Apple Car Play.
Em relação ao consumo, no geral, fez a média de 10,7 km/l com o diesel. O conforto melhorou muito, principalmente para quem vai no banco dos passageiros. Por ser uma picape, e carregar mais de 1 tonelada, até que é confortável.
Valores? Hoje, a Frontier, segundo o site Nissan.com.br, parte de R$ 137.550 e a versão avaliada, Attack, parte de R$ 155.590. Para Mato Grosso do Sul, o valor para frotista ou produtor rural fica por R$ 129.900. Já o modelo de entrada custa R$ 119.990,00. Curiosidade: A Nissan produz picapes no mundo há mais de 80 anos e está no mercado latino-americano há mais de 56 anos.
Para ficar por dentro dos bastidores das avaliações, não deixe de nos acompanhar pelo Instagram @correioveiculos e @correioestado. E curta também nossa página no Facebook Correio Veículos.
Fonte: LEANDRO GAMEIRO / Correio do Estado