Economia I

Confiança e intenção de investir sobem na construção

A intenção de investir, por exemplo, encontra-se no índice mais alto desde 2014 (45,4 pontos)



© Fernando Frazão/Agência Brasil

30/08/2021 16h04 - Por Agência Brasil

O nível de atividade da indústria da construção voltou a subir em julho, após a primeira alta do ano ter sido registrada em junho, aponta levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgado).

De acordo com a Sondagem Indústria da Construção, da CNI, a recuperação da atividade se reflete na confiança dos empresários do setor, que em agosto voltou a subir, atingindo o melhor patamar deste ano, com 59,7 pontos (numa escala de 0 a 100), aumento de 1,9 ponto em relação ao mês anterior.

'Há maior otimismo em todas as expectativas analisadas em agosto na comparação com o mês anterior', diz o relatório.

A intenção de investir, por exemplo, encontra-se no índice mais alto desde 2014 (45,4 pontos).

O nível de emprego, contudo, ficou estável em julho. Segundo a sondagem, o aumento da atividade na construção costuma vir antes das altas nas contratações, 'o que explica o desempenho mais modesto do mercado de trabalho e o aumento das expectativas de contratações para os próximos meses', acrescenta o relatório técnico.

A utilização da capacidade operacional da indústria da construção registrou novo aumento em julho, chegando aos 64%, patamar mais alto desde 2014, de acordo com a série histórica da CNI.