Os indígenas das aldeias bororó e jaguapiru, voltaram a bloquear a rodovia MS 156 que liga os municípios de Itaporã Dourados. O bloqueio já era anunciado desde a última semana, conforme lideranças o bloqueio será parcial sem aberturas, exceto em casos de emergência (saúde).
As manifestações estão sendo feitas pelos povos indígenas em várias partes do país eles reivindicam contra a o PL projeto de lei 490 que dificulta a demarcação de terras indígenas e o Marco Temporal
O Supremo Tribunal Federal retorna nesta quarta-feira, 8 de setembro, ou julgamento do recurso especial da ação sobre a demarcação de terras indígenas. O julgamento foi suspenso na última quinta-feira, 02, após a fala do procurador geral da República Augusto Aras, e será reiniciado com voto do relator Edson Fachin.
A expectativa é de que o julgamento se encaminha para o desfecho. O recurso, tramita no STF desde 2017, já foi incluído e retirado da pauta de julgamento algumas vezes. A última inclusão ocorreu no dia 22 de agosto, mas ação só começou a ser discutida na seção do dia 1 de setembro de 2021.
Enquanto isso indígenas em várias partes do país protesto com bloqueio de rodovias.