Por meio de resolução publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, dia 17 de maio, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) interditou um lote de vacinas da empresa indiana "Biologicals E. Limited".
Conforme o texto do Diário Oficial, a vacina é do tipo pentavalente líquida e "obteve resultado insatisfatório no ensaio de aspecto". A empresa é especializada na produção de vacinas de baixo custo.
O "ensaio de aspecto" é a análise do órgão regulador que verifica cor, odor e características da embalagem de um produto.
A vacina pentavalente, como o próprio nome indica, protege o paciente contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, a bactéria haemophilus influenza tipo B (responsável por infecções no nariz e na garganta) e hepatite B. As crianças devem tomar três doses da vacina aos 2, 4 e 6 meses de idade.
Em nota enviada ao G1, o Ministério da Saúde afirmou que "o lote interditado pela Anvisa não foi distribuído, dada a reprovação durante a análise de qualidade realizada pelo Instituto Nacional Controle Qualidade em Saúde (INCQS)".
A nota diz, ainda, que as vacinas da empresa são adquiridas há cinco anos e até o momento não vinham apresentando problemas: "Desde 2014, a pasta adquire o imunobiológico (vacina duplo adulto e pentavalente) da empresa; todas as distribuições realizadas até então são referentes a outros lotes aprovados durante análise de qualidade."
O lote interditado é o de número 220105317B. Procurada pelo G1 nesta sexta-feira, a empresa "Biologicals E. Limited" não se pronunciou até a mais recente atualização desta reportagem.