Política e Transparência

Leitor biométrico de urna em seção eleitoral. (Foto: Alejandro Zambrana/TSE)

A cerimônia terá início às 8h e poderá ser acompanhada por qualquer pessoa interessada



(Foto: Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Acontece neste sábado (29), no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) o sorteio das urnas que serão objeto da auditoria de votação eletrônica do segundo turno das Eleições 2022. A cerimônia terá início às 8h e poderá ser acompanhada por qualquer pessoa interessada.

De acordo com o TRE-MS, ao todo, 23 urnas serão auditadas no Dia das Eleições, sendo 18 para auditoria convencional, duas para o teste de integridade com uso de biometria, e três para auditoria na seção eleitoral. As seções que participarão do sorteio, que será feito de forma aleatória, pertencem às Zonas Eleitorais do Estado, definidas com o consentimento dos representantes das entidades fiscalizadoras.

São convidados a participar os representantes de partidos políticos, federações e coligações, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso de Sul (OAB-MS), o Ministério Público e demais entidades fiscalizadoras.

O evento será transmitido, ao vivo, pelo canal do TRE-MS no YouTube.

Como ocorre a Auditoria

O procedimento, que acontece durante o dia e horário das eleições oficiais, conta com a participação de representantes de partidos políticos, entidades fiscalizadoras e voluntários, que preenchem as cédulas de papel com votos nos candidatos oficiais. Essas cédulas, por sua vez, são preenchidas com números correspondentes a candidatos registrados e votos de legenda, assim como votos nulos e brancos.

O resultado verificado na totalização dos computadores deverá coincidir com o resultado das respectivas urnas eletrônicas, a fim de comprovar que não houve adulteração, subtração ou acréscimos na votação das urnas eletrônicas.