Política e Transparência

Mato Grosso do Sul vai às urnas para eleger governador e presidente neste domingo

Quase 2 milhões de eleitores são esperados neste segundo turno



Foram abertas às 7h as seções eleitorais em todo o Mato Grosso do Sul para o segundo turno das eleições gerais de 2022. São esperados 1.996.510 eleitores.

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), disputa a reeleição contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No Estado, Renan Barbosa Contar, o Capitão Contar (PRTB), concorre contra Eduardo Riedel (PSDB).

É a 11ª vez que os sul-mato-grossenses elegem o governador. A primeira eleição foi em 1982 e esta é a quinta vez que a disputa será decidida em segundo turno. Quem vencer, tomará posse como o 12º governador em 1º de janeiro de 2023.

O que preciso para votar?

As seções eleitorais ficarão abertas até as 16h, horário de Mato Grosso do Sul. Quem não votou no primeiro turno, pode votar neste segundo turno normalmente.

O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos.

Para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. Também é possível votar com a versão digital do título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral, caso a sua foto já apareça por lá.

Entre as opções, estão a Carteira de Identidade, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), identidade social, passaporte, Certificado de Reservista, Carteira de Trabalho ou outro documento de valor legal com foto. Se você está querendo saber se a CNH digital é válida, sim, vale.