Morreu no domingo (25/8), Sônia Cintas, 63, uma das fundadoras da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul). Ela também atuava como gerente do Hospital Cassems de Ponta Porã e sofreu uma parada cardiorrespiratória na sexta-feira (23).
Sônia participou ativamente da construção e da consolidação da história da Caixa dos Servidores. Em nota, a direção da instituição disse que ela é, "sem dúvidas, uma das principais responsáveis por imprimir ao plano de saúde as marcas que o diferenciam no mercado: a determinação, a coragem e o amor, atributos marcantes da professora Cintas".
Sônia teve forte presença no movimento sindical. Como educadora, presidiu o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores na Educação) de Ponta Porã, foi vice-presidente regional da Fetems (Federação dos Trabalhadores na Educação de Mato Grosso do Sul).
Na política, foi secretária de Educação (2003), e vice-prefeita de Ponta Porã na gestão de Ludimar Novaes (2013 a 2016).
"A família Cassems está em luto com a perda de uma pessoa dedicada e que dispôs de grande parte de sua vida para lutar por condições melhores de saúde para o funcionalismo público do Estado de Mato Grosso do Sul", diz outro trecho da nota.
O corpo de Sônia Cintas é velado no Memorial Pax Primavera, na Avenida Brasil, s/n, em Ponta Porã. O sepultamento será hoje, às 13 horas, no Cemitério Cristo Rei, na Rua Jorge Roberto Salomão, 1010.